Faculdade de Engenharia
Página inicial › Departamentos › Engenharia Mecânica › Graduação › Curso
Curso de Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica está vinculado a UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", junto a Faculdade de Engenharia de Bauru, no Campus Universitário de Bauru.

O curso caracteriza-se com uma formação para Engenheiro Mecânico Pleno, tendo um currículo moderno e abrangente, o que possibilita o graduando especializar-se no desenvolvimento de projetos industriais, fabricação e manutenção de máquinas.

É constituído pelas três grandes áreas da Engenharia Mecânica:
- Materiais e Processos Mecânicos;
- Projeto Mecânico;
- Térmica e Fluidos.

O curso é diurno, podendo ser desenvolvido em no mínimo 04 anos, com um tempo ideal de 05 anos e prazo máximo de 09 anos. Desenvolvido em período integral, concentra suas 2435 horas no período diurno.

As disciplinas obrigatórias oferecidas para os alunos são divididas em:
- Disciplinas Básicas;
- Disciplinas Específicas;
- Disciplinas de Conhecimentos Gerais.

São oferecidas ainda as Disciplinas Eletivas, que caracterizam-se como disciplinas especializadas.

Complementam também a formação do aluno o Trabalho de Graduação, que caracteriza-se por permitir ao aluno uma atividade extra-classe de projeto ou pesquisa individual, e está associado as Disciplinas Trabalho de Graduação I e II.

Como atividade extra-classe é desenvolvido o Estágio Supervisionado, onde o aluno pode atuar em qualquer área da Engenharia Mecânica, sendo esta atividade desenvolvida em extra-muros, em um Empresa ou Indústria, sob a supervisão de um Engenheiro responsável, e acompanhamento do Professor responsável pela disciplina.

A grade horária do curso de Engenharia Mecânica permite observar as disposições das disciplinas durante os dez termos e seus pré-requisitos.

Através da estrutura curricular, pode-se observar o enfoque dado para cada uma das disciplinas constantes do plano de ensino do Curso de Engenharia Mecânica.

 

Autorização, reconhecimento do curso e renovação do reconhecimento:

-AUTORIZAÇÃO: Lei Municipal nº 1.277 de 26/12/1966 e Portaria CEE nº 7-67 de 03/04/1967 e publicada no D.O. E. de 11/04/1967

-RECONHECIMENTO: Decreto Federal  nº 70.596, de 23/05/1972.

-ÚLTIMA RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO: Reconhecimento renovado pela Portaria CEE/GP nº 65 de 28/02/2013, publicada no D.O. de 01/03/2013, Seção I,  página 29.

Atualizada em 12/03/2013 às 15:06 - Responsável: Marcelo Felix